25/10/2016

48º Resenha: Investigação Olímpica




Título: Investigação Olímpica
Autor: Fernando Perdigão
Ano: 2016
Páginas: 258
Editora: Oito e Meio


Sinopse:














































    "Existem personagens que amamos odiar. É o caso do detetive Andrade (...) Destaque para os diálogos muitíssimo bem escritos e pelo humor que nos faz rir envergonhadamente.” Blog Literatura Policial, que elegeu "A pedido do embaixador" um dos Top 10 romances policiais de 2015.

   O gordo, mal humorado e politicamente incorreto, o detetive Andrade, em sua mais nova aventura, é convidado a trabalhar em Olimpíadas fictícias que se desenrolam no Rio de Janeiro. Ele desconfia de uma série de mortes de atletas estrangeiros – por motivos fúteis como intoxicação alimentar ou a picada de uma espécie de vespa inexiste no Brasil – e passa a investigar as ocorrências contra a vontade de seus superiores, chegando a um desfecho imprevisível e cômico.

   O novo livro segue o ritmo do primeiro da série – A pedido do embaixador (Record, 2015) – e o protagonista continua em sua melhor forma, criticando e fazendo observações e piadas inconvenientes sobre tudo e todos. Lurdes, a assistente lésbica está mais feminina e não menos eficiente. Suely, a namorada, se revela ciumenta de seu ‘ursão’. Dó, a empregada, continua seus embates com o patrão, que faz o que pode para atrapalhar sua rotina de cuidar da casa.

   Investigação olímpica é um livro envolvente que deixa saudade. O plano é que, em breve, chegue às telas em formato de seriado.

   Fernando Perdigão é escritor e roteirista. É autor do livro de contos de humor Clínica moderna (Salamandra) e do romance policial A pedido do embaixador (Record), primeiro da série de aventuras do detetive Andrade.











Resenha: 

   
   O livro “Investigação Olímpica”, de Fernando Perdigão, conta a história de Andrade, um policial que foi designado para ser o “comissário Olímpico”, ele vai ficar responsável pela delegacia que vai cuidar de qualquer crime que venha a ocorre nas instalações Olímpicas. O livro se refere às novas instalações que foram feitas para abrigar os atletas de todos os países que estão no Rio de Janeiro para as olimpíadas 2016, a Vila dos Atletas.

  Andrade não é das melhores pessoas do mundo, ele é um pouco temperamental, preconceituoso e vai ter que resolver diversos “probleminhas” que iram aparecer dentro da Vila e para que ele consiga ter um controle maior com a situação, ele muda-se para a vila dos atletas na Barra da Tijuca e tenta manter o foco no trabalho mostrando porque é conhecido como um dos melhores detetives do Rio de Janeiro.

   Vamos conhecer também a policial Lurdes, assistente de Andrade, apesar dele não a tratar muito bem, ela sempre esteve ao seu lado, fazendo de tudo para ajuda-lo a resolver qualquer crime que venha a ocorre. Lurdes tem Andrade como um ídolo, ela sempre o admirou, apesar de nunca ser reconhecida por ele.

 
 Investigação Olímpica é um livro policial, que mostra uma leitura bem humorada, com mistérios, sarcasmos e críticas, mostrando também assuntos como racismo, homofobia e xenofobia. 

  A escrita do autor é bem leve e ágil, fazendo com que o leitor mergulhe no mundo olímpico. Perdigão cria um enredo envolvente, com personagens que podem despertar tanto o amor com o ódio nos leitores, 

  O livro está mais que recomendado, especialmente para quem gosta de história policial e investigações. Sem dúvida o livro entrou na minha lista de melhores livros de 2016. 

   Lembrando que apesar do livro falar sobre as Olimpíadas no Rio, o escritor montou uma história de ficção, baseado em acontecimentos que poderiam acontecer na Vila Olímpica. 

 Gostaria de agradecer a Oasys Cultural por enviar essa obra maravilhosa e por me proporcionar mais uma leitura tão agradável na minha saga literária.    
  
  Espero principalmente que vocês tenham gostado da Resenha e que lhe tenham interessado á ler um dia livro “Investigação Olímpica”.




→Segue abaixo a rede social da Oasys Cultural:

→ Instagram: https://www.instagram.com/oasyscultural/

Nenhum comentário:

Postar um comentário