17/10/2016

45º Resenha: O Penúltimo Capítulo




Título: O Penúltimo Capítulo
Autora: Clarice Pessato
Ano: 2014
Páginas: 208
Editora: Imprensa Livre


Sinopse:














































     Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica.
Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos através de nós.










Resenha: 

    O livro “O penúltimo Capítulo”, de Clarice Pessato se trata de uma autobiografia da escritora, confesso que foi que um livro que me tocou muito, pois conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento, e Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dele.

     Aos 18 anos Clarice era uma jovem como todas as outras, cheia de sonhos e planos para realizar, mas enquanto viajava ela sofre um acidente de carro que a deixa tetraplégica e no carro estavam Clarice e o namorado, Júlio, a caminho de São Leopoldo, onde na época ela fazia faculdade. Esse acidente foi causado por um caminhão que estava levando um time de futebol. A colisão acabou envolvendo outros veículos fazendo com que o motorista do caminhão viesse a óbito. Foram vários feridos, mas Clarice foi quem ficou em estado mais grave.

    Esse acidente mexeu com todos, não apenas com Clarice, como também sua família e amigos. O distanciamento dos seus amigos que não souberam lidar com suas condições e a ajuda que ela teve de pessoas que não esperava foi algo miraculoso.

     O penúltimo Capítulo é narrado pela própria autora, onde ela conta o antes, o durante e o depois do acidente, mostrando que mesmo com todos os limites que o acidente lhe impôs, Clarice jamais perdeu sua alegria e sempre teve esperança, apesar de ter sido sempre uma pessoa guerreira ela sempre acreditou em sua recuperação, ela percebeu que se ela mesma não aceitasse a sua atual condição, como poderia exigir o mesmo das outras pessoas? A história de Clarice é um exemplo de superação e determinação, suas conquistas e dificuldades são uma lição para todos nós.

    O livro está mais que recomendado, especialmente para quem gosta de histórias reais e de superação, garanto que é uma história linda e emocionante, e independentemente de sua religião ou crença vale a pena ler. 

   No decorrer da leitura você irá perceber o quanto a capa e o título do livro fazem sentido, e ele contem total de 206 páginas e está dividido em 14 capítulos, mais a apresentação e epílogo. A edição conta também com dois prefácios, escritos por pessoas que acompanharam de perto a história de Clarice e lembrando que autora utilizou um adaptador na mão esquerda e digitou uma letra por vez para nos presentear com este livro.

    "A nossa história não acaba no ponto final de um livro, e o final feliz é muito mais profundo que 'e foram felizes para sempre'. Entender que da tristeza podemos tirar alegria, que as perdas podem se tornar ganhos e que a derrota pode se transformar em vitória, é um trabalho que só um Deus de amor pode fazer." 



→Segue abaixo as redes da escritora:



→ Instagram: https://www.instagram.com/claricepessato/





Nenhum comentário:

Postar um comentário