01/06/2018

Resenha: O Gato na Árvore

Livro: O Gato na Árvore
Escritor: Marco Antonio Martire 
Editora: Moinhos
Páginas: 123

    Sinopse: "A visão de Marco Antonio Martire é dos antigos cronistas. Suas crônicas buscam os fatos que passam desapercebidos. Como Paulo Mendes Campos, “causos” são elaborados, revistos e complementados pela sensibilidade do cronista. A ironia, notável em sua construção narrativa, é uma aliada que transpira esta distinção. O autor de O gato na árvore se mantém um observador que utiliza de uma pretensa neutralidade para escancarar um sentimento seu. Ao fazê-lo, convida o leitor a sentar-se com ele nesta mesa de bar literária. Como um amigo que relata seus prazeres e dores, passamos a compartilhar da mesma sensação. O inevitável é ser parte da história. A crônica deve ser sutil e forte, marcante e leve, uma combinação delicada. Martire alcança este feito. O que descreve em suas crônicas é um campo interior que existe desde a primeira pessoa que olhou o céu e notou sua pequenez perante os encantos e perigos do universo. O autor presta à crônica a homenagem a seus precursores e aponta o novo caminho. Este livro é um companheiro com quem trocamos uns dedos de prosa e seguimos nosso rumo, mudados. Um instante em que toda uma vida surge ou em que mais uma crônica é criada.

   Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje vou apresentar a vocês o livro “O Gato na Árvore” do escritor Marco Antonio Martire, que contem 123 páginas e foi lançado pela a Editora Moinhos e enviado pela nossa parceira Oasys Cultural.
   O livro O Gato na Árvore é um livro de crônica que reúne várias histórias bem engraçadas sobre o dia a dia. O livro é composto por um total de 48 crônicas, curtas mais muito interessantes, abordado diversos assuntos como, filmes, séries, redes sociais, possibilidades de relacionamento, expectativas, tecnologia, atividade física, qualidade de vida e entre outros assuntos.

  Gostaria de citar algumas crônicas que eu particularmente adorei: “O fim daquela tarde”; “Bem-estar geral”; “Facebook distópico”; “Olha a promoção”; “Para sempre”, “Whatsapp”; acho que deu para perceber que o escritor trás assuntos bem atuais.

 O autor encontrou um tom muito interessante neste livro, ao mesmo tempo que ele é um observador, ele comenta certos tópicos com uma leve ironia, que não é nada exagerada, mas que tempera o texto muito bem, trazendo ao mesmo graça, reflexão e interesse.

  Eu poderia resenhar todos os contos individualmente, mas ficaria gigantesco e eu iria acabar contando a história inteira, então eu prefiro indicar a leitura do livro para vocês, sei que algumas pessoas ainda não leem muito este gênero, portanto, indico a leitura deste livro para todos aqueles que gostariam de conhecer e ler livros de contos. E também para todos que gostam de contos bem estruturados, leves, de fácil compreensão e com leituras rápidas e fluidas.

  O que eu posso dizer é que apreciei realmente a leitura do livro “O Gato na Árvore”, e que fiquei cativada com cada conto escrito, é um livro que me surpreendeu de todas as maneiras possíveis. Mostrou-se muito mais agradável do que eu imaginava e sempre que eu chegava ao fim de alguns contos desejei que tivesse mais de tão bem escritos que foram. Alguns poderiam inclusive ser trabalhados de forma individual formando livros próprios, tenho certeza que faria o maior sucesso.

  Este é o primeiro livro que leio do autor Marco Antonio Martire e foi uma grata surpresa, uma leitura fascinante e uma ótima oportunidade para conhecer mais um escritor que possui um excelente potencial. O livro tem uma edição simplesmente linda, adorei a capa com a foto do gatinho (amo gatos... rsrsrsrsr), a diagramação e layout estão perfeitos e a Editora Moinhos caprichou na edição do livro. 

 Gostaria de agradecer a Oasys Cultural por enviar essa obra maravilhosa e por me proporcionar mais uma leitura tão agradável na minha saga literária.

  Espero principalmente que vocês tenham gostado da Resenha e que lhe tenham interessado á ler um dia livro “O Gato na Árvore”.


→Segue abaixo a rede social da Oasys Cultural:

→ Instagram: https://www.instagram.com/oasyscultural/
→ Site: http://oasyscultural.com.br/

     Espero que tenham gostado da novidade aqui no blog! Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante pra nós! Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário