06/10/2018

Resenha: Veleiro Garça Azul, O Lado Duro da Vela


Livro: Veleiro Garça Azul, O Lado Duro da Vela
Escritor: Fernando P. Kuhlmann
Páginas: 80
Editora: Travassos Publicações
    Sinopse: " A obra “Veleiro Garça Azul, o lado duro da vela” se constitui de um apanhado de seis histórias sobre fatos reais vividos pelo autor e a prática do esporte de sua paixão, o iatismo oceânico. Descreve suas experiências como narrador de uma obra literária e detalha o surgimento do interesse pelo iatismo no seu prefácio. Lá se encontra, de forma descontraída e interessante, o glossário de termos náuticos, expressões específicas estranha ao público não especializado e fundamental no enredo dos acontecimentos. No primeiro episódio o solitário navegador é surpreendido por atroz tempestade com a qual peleja horas a fio até o final de suas forças. A luta tem um desenlace surpreendente produzido pelas forças da natureza que o desafiam. No segundo relato vemos a deliciosa velejada de fim de semana prolongado evoluir até a inconveniência surgida com a alteração dos elementos naturais criar o cenário e oportunidade para o insólito e o incompreensível. Uma maratona de manobras e contra manobras são exigidas na atracação mais desastrada relatada no terceiro capítulo, explicitando o inesperado e desafiador que o mar reserva para seus navegantes. O mais longo e intrigante dos relatos se segue sobre a escala que a nau faz em Búzios na costa norte do Rio de Janeiro em sua jornada até a Bahia, em plena copa do mundo de 1994. Eventos de tirar o fôlego são vividos por uma tripulação incomum em meio ao caos desesperador. A mais comovente história do livro é a sua penúltima. Se passa no retorno do veleiro ao porto de partida após longo período em águas nordestinas. O relato versa sobre as peripécias e tormentas que enfrentam os vários tripulantes a suportar a jornada fatídica. O epílogo do livro traz o barco em suas primeiras navegadas e seus tripulantes inexperientes a se defrontarem com o mar e toda sua imensidão como testemunha da insegurança e sanha com recordações interessantes e jocosas. Boa leitura."
   Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje vou apresentar a vocês o livro “Veleiro Garça Azul, O Lado Duro da Vela” do escritor Fernando P. Kuhlmann, que contem 80 páginas e foi lançado pela nossa parceira a Editora Travassos Publicações.
  Hoje vou apresentar a vocês A obra ‘Veleiro Garça Azul, o lado duro da vela’ se constitui de um apanhado de seis histórias sobre fatos reais vividos pelo autor e a prática do esporte de sua paixão, o iatismo oceânico. A maioria das histórias se passa entre os estados da Bahia e São Paulo.

  A primeira história conta apelo o autor começa falando sobre como ele conseguiu realizar o seu grande sonho, que era o “Garça Azul”, um projeto que foi construído do zero e que se tomou forma e lhe proporcionou a grande aventura de sua vida que foi poder adentrar nas águas do litoral brasileiro.

  Um de suas maiores aventuras foi quando ele decidiu velejar do Morro de São Paulo até a Ribeira. Era época de inverno e não era muito aconselhado velejar, pois, nem sempre se encontrava brisas, mas mesmo assim ele decidiu entrar na aventura e acabou passando por um sufoco terrível, pois, no meio da viajem acabou se deparando com uma tempestade em alto mar e ele teve que enfrentar grandes ondas que lhe deixou completamente sem direção.

  Fernando, passou por outros desafios, principalmente o de ter que manobrar sozinho o barco, na qual, lhe deixava muito desgastado, pois não era fácil tomar de conta de um barco sozinho em alto mar. Ele chegou a pensar na possibilidade de desistir, por não aguentar mais tanto cansaço.

  No decorre da leitura o autor relata mais aventuras vividas por ele, e suas incríveis experiências vividas ao lado do “Garça Azul”.

  Durante a leitura do livro. O autor nos dar informações detalhadas do “Garça Azul”, seu tamanho e características. Ele também disponibiliza alguns significados de algumas palavras e expressões que são utilizados por ele. 

   Gostaria de destacar a diagramação do livro que está linda e rica em detalhes, tanto na capa maravilhosa que temos quanto por dentro das páginas com suas ilustrações, o cuidado da editora com o livro foi impecável e merece ser reconhecido.  O livro é curtinho, com apenas 80 páginas, e pode ser lido em pouco tempo. A edição é simplesmente espetacular e com certeza é uma bela obra para se ter.
    
  Quero agradecer a Editora Travassos Publicações, por me presentear com essa obra e dizer que eu amei a edição do livro, está linda e muito bem estruturada. Muito obrigada por me proporcionar mais uma feliz leitura na minha saga literária.    

   Espero que vocês tenham gostado da Resenha e que lhe tenham interessado á ler um dia o livro “Veleiro Garça Azul, O Lado Duro da Vela”.



→Segue abaixo a rede social da Editora Travasso Editora

→ Site: https://www.instagram.com/travassoseditora/

    Espero que tenham gostado da novidade aqui no blog! Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante pra nós! Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário