27/04/2018

Resenha do livro: Policarpo Quaresma das crianças

Livro: Policarpo Quaresma das crianças
Contato por: Luiz Galdino
Ilustradora:: Daniel Araujo
Páginas: 264
Coleção: Clássicos do mundo
Editora: Paulinas Editora
    Sinopse: "Triste fim de Policarpo Quaresma, obra clássica da Literatura brasileira, escrita por Lima Barreto, foi recontada por Luiz Galdino para a série infantil, da coleção Clássicos do mundo, intitulando-se Policarpo Quaresma das crianças. A narrativa situa-se no início do século XX, quando o Brasil passava por significativas transformações sociais. O personagem Policarpo Quaresma nasceu sob o céu da jovem república brasileira, como "um patriota de ação, tomado de um sentimento sério, grave e absorvente pelo seu país". Com orgulho exacerbado pela pátria, o Major Quaresma - como era conhecido - tinha ideias e atitudes inusitadas como o projeto que apresentou à Câmara para substituir a língua portuguesa pelo tupi-guarani ou o comportamento excêntrico de cumprimentar as pessoas chorando, se descabelando como faziam os tupinambás."

   Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje vou apresentar a vocês o livro “Policarpo Quaresma das Crianças” conta por Luiz Galdino e com ilustrações de Daniel Araujo, que contem 263 páginas e foi lançado pela nossa parceira a Editora Paulinas.
   O livro trata da história do major Policarpo Quaresma, um funcionário público que na verdade não era major de patente, sendo esta alcunha apenas um apelido recebido de seus colegas. Ele era um nacionalista, um homem íntegro, correto e de uma honestidade que beirava à inocência, pois acreditava nos valores do Brasil como nação acima de qualquer outra coisa.

  O livro traz três fases muito bem delimitadas, sendo primeiro traçado um perfil completo da sociedade da época, onde Policarpo aparece inserido mas não adaptado, pois percebe-se um homem deslocado do convívio com seus pares, por não se encaixar nos padrões da época. Senti isso no fato de ele ser solteiro e viver com a irmã, enquanto toda a sociedade pregava o casamento; também pela inadequação às regras sociais, como por exemplo, “cidadãos de bem” não poderem misturar-se com artistas, pois Policarpo foi hostilizado por tomar aulas de violão com o amigo Ricardo Coração dos Outros, a fim de aprender a tocar modinha. Tal prática era tida como prática de vagabundos, e Policarpo recebeu inúmeras críticas por receber em sua casa um violeiro.
  Na segunda fase da vida de Policarpo, temos um homem recém saído do hospício devido aos seus devaneios patrióticos, mais decepcionado com a sociedade e que se retira para o campo ainda mantendo a fé na sua pátria tão adorada. Policarpo, aqui, mantém-se fora das questões políticas, tentando não se envolver com problemas da região, mas ao mesmo tempo fornece ajuda para os moradores do lugar, o que leva as autoridades a desconfiarem de suas intenções, gerando um clima de tensão na história.

  Na terceira fase Policarpo continua fiel a seus princípios e crente em seus deveres patrióticos, assim, entrega-se ao serviço militar onde finalmente alcança a patente de major por nomeação. Contudo, Policarpo desilude-se de vez e entra num estado de auto crítica e análise profundos, que tornam-se o ponto central de seu triste fim.
  O livro é um belo clássico da literatura e traz ilustrações belíssimas do Daniel Araujo que vão de acordo com o enredo. Amei poder ler toda essa obra e não é só por ser um clássico que essa leitura é indicada, pois, apesar de já ser conhecida posso dizer que vale a pena ler, porque realmente vale muito a pena, afinal estamos falando de um clássico da literatura. 

  Quero agradecer a Editora Paulinas, por me presentear com essa obra e dizer que eu amei a edição do livro, está linda e muito bem estruturada. Muito obrigada por me proporcionar mais uma feliz leitura na minha saga literária.
  Espero que vocês tenham gostado da Resenha e que lhe tenham interessado á ler um dia o livro “Policarpo Quaresma das Criança”.





→Segue abaixo a rede social da Editora:
→ Site: https://www.paulinas.org.br/editora/
→ Instagram: https://www.instagram.com/paulinasbrasil/?hl=pt-br
→ Loja Física: Endereço: Rua Major Facundo, 332 - Centro, Fortaleza – CE - Tel:(85)3226-7544 
                                           Av. Antônio Sales, 2919 - Dionísio Torres, Fortaleza - Tel: (85) 3224-4229

    Espero que tenham gostado da novidade aqui no blog! Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante pra nós! Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário