19/06/2017

Resenha: O que eu nunca disse antes

Livro: O que eu nunca disse antes
Escritor: Federico de Rosa
Páginas: 184
Editora: Paulinas Editora
    Sinopse: " Livro autobiográfico escrito por um rapaz autista, com profundas dificuldades de comunicação. Federico descobriu que conseguiria expressar-se através do computador aos 8 anos de idade; aos 20 anos, não só concluiu o Liceu Científico (equivalente ao Ensino Médio brasileiro), como tem amigos e frequenta a paróquia de seu bairro.  O autismo foi diagnosticado bem cedo e sua família o acompanhou de perto desde o começo, com o apoio de terapeutas, educadores preparados e muito amor - o que, segundo ele sempre foi o mais importante para o seu desenvolvimento. Seu objetivo, ao publicar o livro, é ajudar as pessoas autistas que sofrem por não conseguirem ser compreendidas e construir uma ponte entre elas e a "sociedade neurotípica" (como nomeia os "não autistas"), demonstrando que estarem "presas" dentro do autismo não as torna loucas, burras ou perdidas num outro mundo. Ao contrário, têm medos, esperanças e muitas frustrações por não conseguirem fazer tudo o que os outros fazem. A primeira parte do livro apresenta o seu relato, desde as primeiras memórias de infância até os dias de hoje, os percalços e os momentos de superação, bem como as pessoas que se tornaram importantes ao longo de sua vida. A seguir, seu pai conta como foi a passagem da ausência total de comunicação até a descoberta de que o computador poderia ajudá-los, o que constituiu uma verdadeira libertação, a abertura de um canal entre Federico, sua família, a escola e o mundo. Para demonstrar a evolução dessa comunicação, cada vez mais ampla, profunda e complexa, o livro traz em ordem cronológica alguns exemplos de seus textos. Ao final, Federico expõe suas ideias acerca da fé e de seu relacionamento com Deus. Uma obra muito interessante, para quem quer saber o que existe "do outro lado", dentro do coração e da mente do autista, especialmente em casos como o dele, em que a comunicação é tão difícil. Pode ser de muita ajuda, especialmente para os familiares e quem mais convive com pessoas autistas, como educadores e colegas de escola. "

    Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje vou apresentar a vocês o livro “O que eu nunca disse antes” do autor Federico de Rosa, que contem 184 páginas e foi lançado pela nossa parceira a Editora Paulinas.



   O livro é uma autobiografia do escritor Federico, ele é uma jovem Italiano de apenas 20 anos e é autista, ele já teve o diagnóstico na infância e possui transtorno do espectro do autismo (TEA) em um gral mais grave. A sua família o acompanhou de perto desde o começo, com o apoio de terapeutas, educadores preparados e muito amo, que ajudou muito o seu desenvolvimento. 

  A primeira parte do livro vai contar a sua história desde a infância até os dias atuais, mostrando os seus momentos de dificuldades e também os seus momentos de superação. Depois vamos descobrir como foi que a tecnologia ajudou Federico a superar a sua total ausência de comunicação e quem nos conta isso é o seu pai.

  Ele sempre teve muita dificuldade de comunicação e aos oito anos de idade Federico descobriu que ele conseguia se expressar por meio do computador e foi assim que ele conseguiu fazer amizades com outras crianças, coisa que ele sentia muito falta, pois a sua maior vontade era de ter um amigo para conversar. O computador também foi utilizado para lhe ajudar nos estudos e assim conseguiu concluir o ensino médio, que foi um grande marco em sua vida. 

  Federico também tinha outro sonho, que era de publicar um livro contando a sua história para outras pessoas que não fossem apenas do seu convívio. Ele tinha como objetivo ajudar outras pessoas autistas que sofrem por não conseguirem ser compreendidas e construir uma ponte entre elas e a sociedade neurotípica. Mostrar para essas pessoas que elas são capazes de realizarem todos os seus desejos e que podem conviver normalmente com outras.

  O livro tem uma edição simplesmente espetacular, a capa está linda, a diagramação e layout estão perfeitos e a Editora Paulinas caprichou na edição do livro. Este é o primeiro livro que leio sobre Autismo, mas posso dizer que foi uma grata surpresa, pois foi uma leitura muito agradável e muito emocionante, a história de Federico é um exemplo de vida e eu super indico a leitura desse livro para todos vocês.

 Quero agradecer a Editora Paulinas, por me presentear com essa obra e dizer que eu amei a edição do livro, está linda e muito bem estruturada. Muito obrigada por me proporcionar mais uma feliz leitura na minha saga literária.    

 Espero que vocês tenham gostado da Resenha e que lhe tenham interessado á ler um dia o livro “O que eu nunca disse antes”. 


→Segue abaixo a rede social da Editora:
→ Site: https://www.paulinas.org.br/editora/
→ Instagram: https://www.instagram.com/paulinasbrasil/?hl=pt-br
→ Loja Física: Endereço: Rua Major Facundo, 332 - Centro, Fortaleza – CE - Tel:(85)3226-7544 
                                           Av. Antônio Sales, 2919 - Dionísio Torres, Fortaleza - Tel: (85) 3224-4229

    Espero que tenham gostado da novidade aqui no blog! Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante pra nós! Beijos 

6 comentários:

  1. Oi Pri,
    Que obra tocante, tão pequena [poucas páginas] e passa uma baita mensagem.
    Não conhecia a obra e adorei a dica!

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,

      Apesar de ser pequeno o livro conta um história linda de superação.
      Amei a leitura.

      Obrigada pelo o carinho. :**

      Excluir
  2. Oi Pri,
    Nossa deve ser bem interessante esse livro hein!! Adorei o tema, já quero conferir
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, o livro é ótimo, adorei a leitura e super recomendo.

      Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  3. Que fofura de livro! Ainda não li nenhum livro com esse tema, mas estou muito interessada!
    A resenha está linda 💕
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melissa,
      Que bom que gostou, eu amei a leitura e super indico.
      Muito o livro.
      Beijos :*

      Excluir