22/05/2017

124º Resenha: Eu quero é botar meu bloco na rua! A biografia de Sérgio Sampaio.


Livro: Eu quero é botar meu bloco na rua! A biografia de Sérgio Sampaio
Escritor: Rodrigo Moreira
Páginas: 288
Editora: Muiraquitã
    Sinopse: " A biografia do controverso e polêmico cantor e compositor Sérgio Sampaio chega a sua 3ª edição recheada de novidades!  Sérgio Moraes Sampaio nasceu na cidade capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, em 13 de abril de 1947 e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de maio de 1994. Foi um cantor e compositor brasileiro. Suas composições variam por vários estilos musicais, indo do samba e choro, ao rock'n roll, blues e balada. Sobre a poética de suas composições, em que se vê elementos de Kafka e Augusto dos Anjos. A 3ª edição da obra traz cerca de dez novos depoimentos de amigos de diversas fases da vida de Sampaio, desde companheiros de sua adolescência cachoeirense, passando por parceiros musicais dos anos 80, até três pessoas muito próximas ao artista na Bahia, propiciando uma descrição mais pormenorizada de seus últimos meses na cidade, pouco tempo antes de seu falecimento, que se deu no Rio, em maio de 1994. Além disso, uma nova e aprofundada pesquisa foi realizada, de modo a ampliar as informações sobre alguns momentos chave da carreira de Sérgio, como suas atuações nos dois últimos FIC, sua saída da gravadora Phillips e sua ida para a Continental em 1975. Quem leu as duas edições anteriores perceberá, ao longo do livro, diversos outros fatos novos e histórias saborosas.


     Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje vou apresentar a vocês o livro “Eu quero é botar meu bloco na rua! A biografia de Sérgio Sampaio” do escritor Rodrigo Moreira, que contem 288 páginas e foi lançado pela nossa parceira a Editora Muiraquitã.


   O livro conta a Biografia de Sérgio Sampaio que foi um grande cantor e compositor brasileiro. Suas composições variam por vários estilos musicais, indo do samba e choro, ao rock'n roll, blues e balada e no dizer do cantor Lenine, um nome marginalizado que equipara a Tim Maia e Raul Seixas, como um dos "malditos" da música popular brasileira.


  Sérgio Sampaio era da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo e veio para o Rio de Janeiro em 1967 para iniciar a sua carreira artística, ele começou trabalhando como locutor em uma rádio. Morou em pensões baratas e até na rua, chegando a mendigar comida, foi um início repleto de dificuldade, mas que acabou vivendo intensamente as noites cariocas. 


  Pelas dificuldades que passava e pelo o amor que ele tinha pela música ele começou a cantar em bares e em fevereiro de 1970 ele decide se demiti da Rádio Continental para dedicar-se integralmente à música. Escrevendo em primeira pessoa, fazia de suas letras uma espécie de crônica musicada do seu mundo, visto a partir de um olhar lírico, melancólico, irônico, crítico, revoltado. Fazia-o ao seu modo, sem sentimentalismo, porém com intensidade, humor, originalidade. E o ritmo e/ou gênero musical funcionavam, para ele, como veículos para expressar seus sentimentos em forma de canção; daí a razão pela qual jamais se prendeu a um único estilo.

  Sérgio Sampaio estourou nacionalmente em plena ditadura Médici com "Eu quero é botar meu bloco na rua", que foi um dos maiores protestos da MPB contra a ditadura. E demonstrando sua categoria e versatilidade como compositor, apresentou outras melodias que fez muito sucesso como com "Odete", "Viajei de trem" e "Meu pobre blues”.


  Gostaria de destacar a diagramação do livro que está linda e rica em detalhes, pois contem ilustrações belíssimas com fotos de Sérgio durante toda a sua trajetória e imagens de alguns manuscritos que ele escreveu. A capa está maravilhosa e vale ressaltar o cuidado que a editora teve com o livro, pois ele está impecável e merece ser reconhecido. Eu super recomento a leitura deste livro para pessoas de qualquer idade, tenho certeza que vocês iram amar a leitura.


  Quero agradecer a Editora Muiraquitã, por me presentear com essa obra e dizer que eu amei a edição do livro, está linda e muito bem estruturada. Muito obrigada por me proporcionar mais uma feliz leitura na minha saga literária.

  Espero que vocês tenham gostado da Resenha e que lhe tenham interessado á ler um dia o livro “Eu quero é botar meu bloco na rua! A biografia de Sérgio Sampaio”.


→Segue abaixo a rede social da Muiraquitã:

→ Instagram: https://www.instagram.com/editoramuiraquita/?hl=pt-br


     Espero que tenham gostado da novidade aqui no blog! Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante pra nós! Beijos



14 comentários:

  1. Hey, gostei da resenha, como já tinha comentado em outro post seu, é interessante o título para uma bibliografia, te cativa a querer ler, apesar de nao ser meu tipo de leitura favorita. Vi que ele nasceu em Cachoeiro, essa cidade é pertinho de onde eu moro! bjs

    www.livroseoutrostrecos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,
      Gostei muito da leitura, adoro inovar e ler gêneros diferentes.
      Que legal, ele nasceu pertinho de da sua cidade. 🤗

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?
    Que legal que você curtiu o livro! :)
    Eu não conheço o cantor e nem sou fã de biografias, por isso não leria esse título.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri
      Como falei, adoro ler gêneros diferente e esse foi a minha primeira leitura de biografia, foi uma experiência bem legal.

      😍😘

      Excluir
  3. Oi, Pri!
    Que bom que foi uma boa experiência pra você. Eu, particularmente, não curto biografias...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  4. Adoro biografias, essa parece ser bem interessante
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe,
      É muito bom o livro, eu adorei a leitura, super indico para quem gosta do gênero literário.

      Excluir
  5. Oi Priscilia, que legal que tenha se aventurado e gostado do livro, é sempre bom abrir os horizontes para novas experiências! bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Eu adorei a experiência, foi a minha primeira leitura de biografia e eu adorei.
      Obrigada pela oportunidade e o carinho de sempre.
      Beijos. 💜🤗😘

      Excluir
  6. Oii. Descobri por experiência própria que é tão bom ler biografia de alguém que gostamos <3 . Além de conhecermos a vida da pessoa, ainda tiramos algumas lições para a nossa e por isso acho interessante a ideia de lermos biografias.

    Beijinhos,
    Cupcaleland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii,
      É verdade, é uma ótima formar desconhecer melhor um pessoa e a sua trajetória de vida.
      Muito bom mesmo.

      Beijos 😍💜😘

      Excluir
  7. Amo ler biografias, por sinal preciso comprar livros de biografias urgentemente. Adoro poder conhecer um pouco mais sobre as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz.
      Essa foi a minha primeira leitura de biografia e eu adorei.
      Muito bom 😍💜

      Excluir