10/11/2016

57º Resenha: Entre Tantas Poesias




Título: Entre Tantas Poesias
Autor: Sergio Ribeiro
Páginas: 120
Editora: Fragmentos 


Sinopse:














































    ENTRE|TANTAS POESIAS é o primeiro voo solo do poeta baiano Sérgio Ribeiro. Este trabalho é uma seleção de seus melhores poemas premiados. O leitor é envolvido facilmente em metáforas, analogias e construções bem-acabadas dos seus versos. Ora o poema é conclusivo, ora convida o leitor a fazê-lo. A intenção do autor é (des)construir sua poesia, torná-la “interativa”, por isso há poemas com possibilidades de múltiplas abordagens, sugestões de leituras de baixo para cima, onde o autor deixa a critério do leitor a pontuação, o ritmo, a velocidade e a percepção dos olhos... Há nestes poemas aquilo que o autor chama de “poemas quebrados”, ou seja, um “outro assunto” surge, propositalmente no meio do texto, e ao final ambos se concluem (ou não) numa dinâmica surpreendente.







Resenha: 

   
    O livro “Entre Tantas Poesias”, do escritor Sergio Ribeiro, publicado pela editora Fragmentos, contém uma seleção dos melhores poemas do escritor.

     A forma de como foi escrito os poemas me chamaram muita atenção, pois não há um ordem, pois hora o poema é conclusivo e ora convida o leitor a fazer a própria conclusão. O escritor brinca com as palavras e faz com que o leitor tenha uma leveza na leitura de cada poesia, sendo muito fácil caminhar pelas páginas do livro. 
































    "Dia Perfeito"

Pôr do sol a sois
Madrugada gelada
Numa cabana de palha.
Mergulhar num lago
De águas paradas,
Isso me acalma.
A lua é tão feliz
Ri o tempo inteiro,
Faz boca para beijar a noite.
A lareira acesa
Em fogo brando...
Na batida de um velho violão,
Renascem cantigas antigas
Que fazem renascer também
Tanto bem ao meu coração.


   Como o título do livro já nos diz – Entre Tantas Poesias -, nele encontramos os poemas selecionados pelo o escritor que contem 84 poemas com diferentes gêneros. A escrita é leve e envolvente e os poemas são curtos mais objetivos e faz com quer o leitor possa sentir, pensar e viajar em cada poesia.
































"Celebração!"

Estrelas piscando celebram o amor.
A lua fazendo boca, sorrindo para nós três...
Amanheceu. O sol é uma cara brilhante,
Iluminando nossa paixão.
Dia e Noite,
Noite e dia
Celebraremos
"bendito é o nosso fruto no seu ventre..."
A alegria de nós três sermos um.
E um só ser nós três
Igual céu, sol e lua
Tendo estrelas por testemunha.
"breve serei pai"

   
     Diferente de outros livros de poesias, o autor possibilita que o leitor possa reconstruir os textos, trazendo sugestões de leituras do poema, como por exemplo, alguns poemas que são possíveis ser lidos de baixo para cima, outros o próprio leitor pode fazer a pontuação, mudando o ritmo e a velocidade da leitura. Sem falar que tem alguns poemas que no meio do assunto surgem outros assuntos propositalmente no meio do texto fazendo com que no final eles se encaixem perfeitamente.














"Estação"

No trem da vida
 Chegadas e partidas,  
Idas e vindas, 
Vozes e silêncios 
Abraços e braços em acenos
No trem   
Vem 
Vai  
Vá   
Ai   
Estação do Coração!


       Garanto que é impossível para quem gosta de ler poesias não amar este livro e como tenho certeza que não conseguirei passar toda beleza dessa obra nesta resenha, eu vou indicar a leitura do livro para todos aqueles que gostam de uma boa leitura, pois a obra é primorosa e se torna uma leitura obrigatória para todos aqueles que amam poesia e também para aqueles que querem descobri-la.

   Entre tantas Poesias é aquele livro que todos devem ler com muita calma, sentido cada verso, cada palavra. E com certeza é o livro que deve ficar na cabeceira da cama e ser lido um poema por dia, ser apreciado por partes pois ele merece calma e dedicação. 
































    "Novamente Poesia"


O sol vermelho entra pela cortina
E novamente te vejo...
Os corpos nus colados suspiram a magia.
Ainda o hábito de leite na boca louca de desejo.
Novamente, toques dos lábios
Nos inspiram para nova poesia.


    Posso dizer que amei a edição do livro, esta linda, a diagramação e o cuidado que a editora Fragmentos teve com o livro foi maravilhoso. Está de parabéns. 


  Gostaria de agradecer a “Editora Fragmentos” por ter me enviado a versão física para resenhar e por ter me feito curtir uma viagem com uma ótima leitura.



Resultado de imagem para flores png



→Segue abaixo a rede social da Editora Fragmentos






Resultado de imagem para flores png

3 comentários: