31/10/2016

50º Resenha: Dom Casmurro




Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Ano: 2016
Páginas: 296
Editora: Vozes


Sinopse:














































    Escrito em 1899, mas apenas publicado em 1900, pela Livraria Garnier do Rio de Janeiro, Dom Casmurro é um dos romances mais lidos e analisados da literatura brasileira. Seu autor, Machado de Assis, nesta época, já alcançara um grande prestígio e reconhecimento dos seus leitores e da crítica especializada.








Resenha: 

   
   Hoje trago para vocês a resenha do livro “Dom Casmurro”, que é um dos maiores romances realista da literatura brasileira e é claro que o livro não alcançou esta posição por acaso. O exemplar foi enviado de cortesia pela Editora Vozes!

   O livro é narrado em primeira pessoa por Bento Santiago, conhecido também por Bentinho e que depois recebe o apelido de Dom Casmurro e esse apelido foi dado porque ele era muito calado. Bentinho é órfão de pai e foi criado pela sua mãe, Dona Glória, juntamente com o seu tio Cosme, a sua prima Justina e José Dias.

    Dona Glória mãe de Bentinho, era muito religiosa e antes de ter Bentinho ela tinha perdido seu primeiro filho, com isso ela acabou prometendo a Deus que se ele lhe desse um novo filho ele iria para o seminário e se tornaria um padre. Certo dia ele ouviu sua mãe conversando com José Dias sobre este assunto, ressaltando que estava na hora de Bentinho ir para o seminário. Angustiado com o que ele ouviu, ele corre ao encontro de sua vizinha Capitu, ela era a sua grande amiga e ele precisava conta-la o que ele tinha acabado de ouvir.

    Diante de tal possibilidade dele ir para o seminário, Bentinho percebe que sentia um sentimento a mais por Capitu. Ambos na época tinham apenas 14 anos, e eles acabaram se apaixonando um pelo o outro. A garota não quer que ele vá embora então ela procura de todas as formas uma maneira na qual ele não precise ir, entretanto, todos os seus planos vão por água abaixo e eles não conseguem reverter a tal promessa que Dona Glória fez e Bentinho acaba tendo que ir para o seminário. Antes de partir, o jovem rapaz pede que Capitu lhe espere, pois ele iria voltar para se casar com ela.

    Bentinho foi para o seminário e lá ele conheceu Escobar, os dois se tornaram grandes amigos, considerados como irmãos. Certo dia bentinho encontra um meio de se libertar da promessa de sua mãe e acaba voltando para a sua cidade natal.

    Já crescido, ele casa-se com Capitu, e seu amigo Escobar casa-se com uma amiga de Capitu, Sancha. 

    Sancha e Escobar logo tiveram o primeiro filho e isso deixava Bentinho um pouco abatido, pois ele queria muito ter um filho de Capitu. Mas com o tempo Capitu dar a ele seu primeiro filho e sua alegria é tão grande que ele acaba homenageando seu melhor amigo, dando ao seu filho o nome de Ezequiel.

    Os anos vão passando e Bentinho acaba achando muito estranho a amizade de sua esposa com o seu melhor amigo, pois diversas vezes ele chegou em casa e viu os dois sozinhos. 

    Certo dia Bentinho recebe a noticia que Escobar faleceu e ao chegar no velório acha muito estranho a reação de Sancha, pois ela não estava chorando e ele acaba achando essa situação muito estranha e começa a pensar que poderia ter alguma coisa errada. Será que ela estaria guardando algum sentimento que fez ela se senti mal, será que Escobar não a fazia feliz, será que ele a traiu, e toda essa dúvida acabou despertando uma desconfiança em Bentinho, ele começa a achar que o seu filho era muito parecido com o seu melhor amigo, e acabou se lembrando das diversas vezes que ele viu Escobar e Capitu sozinhos em casa, mas isso seria terrível para ele, pois ele estaria sendo traído pelas duas pessoas que ele mais amava.

   Será que Capitu realmente teria coragem de trair Bentinho? Eu Gostaria de saber a opinião de vocês. Será que Capitu realmente traiu Bentinho ou não? 

    O livro tem uma narrativa muito boa de fácil compreensão, a história é muito envolvente e emocionante, é uma obra repleta de sentimentalismo que irá prender a atenção do leitor da primeira a última página. 

   Quero agradecer a Editora Vozes, por me presentear com essa obra e dizer que eu amei a edição do livro, está linda e muito bem estruturada. Muito obrigada por me proporcionar mais uma feliz leitura na minha saga literária.    
    
    Espero que vocês tenham gostado da Resenha e que lhe tenham interessado á ler um dia o livro “Dom Casmurro”.






→Segue abaixo a rede social da Editora Vozes


Nenhum comentário:

Postar um comentário