14/10/2016

44º Resenha: Menina Má




Título: Menina Má
Autor: William March
Ano: 2016
Páginas: 272
Editora: DarkSide® Books


Sinopse:














































   Publicado originalmente em 1954, MENINA MÁ se transformou quase imediatamente em um estrondoso sucesso. Polêmico, violento, assustador eram alguns adjetivos comuns para descrever o último e mais conhecido romance de William March. Os críticos britânicos consideraram o livro apavorantemente bom. Ernest Hemingway se declarou um fã. Em menos de um ano, MENINA MÁ ganharia uma montagem nos palcos da Broadway e, em 1956, uma adaptação ao cinema indicada a quatro prêmios Oscar, incluindo o de melhor atriz para a menina Patty McComarck, que interpretou Rhoda Penmark.

   Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também.

    MENINA MÁ é um romance que influenciou não só a literatura como o cinema e a cultura pop. A crueldade escondida na inocência da pequena Rhoda Penmark serviria de inspiração para personagens clássicos do terror, como Damien, Chucky, Annabelle, Samara, de O Chamado, e o serial killer Dexter.










Resenha: 

    Hoje eu trago para vocês a resenha do livro “Menina Má”, obra do escritor William March.

    O livro conta a historia de Rhoda Penmark, uma garotinha de apenas 8 anos de idade, autossuficiente, veste-se sozinha, trança seus cabelos e possui uma disciplina e educação que encanta aos vizinhos, professores e todos que cruzam seu caminho. 

   Rhoda tenha uma outra personalidade muito forte, pois ela as vezes é dissimulada, mentirosa, fria e calculista e sua mãe, Christine Penmark, parece ser a única que percebe esse outro comportamento dela.


  Em um piquenique, um garoto da sala de Rhoda morreu em um trágico acidente e a menina não demonstrou nenhuma reação sobre o episódio e essa indiferença fez com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, ela consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também. Christine se vê em uma difícil situação qual a faz começar a julgar o comportamento e sanidade mental da sua própria filha, seria ela a culpada pela morte do garoto? 

  Conhecemos também o personagem Leroy, o zelador do prédio onde moravam os Penmark, ele era um homem de caráter duvidoso e cheio de maldade na língua e mente. Posso dizer que ele foi quem mais conseguiu se aproximar e interessar Rhoda, só que ele sempre fez de tudo para atormenta-la, e mal sabia ele com quem estava mexendo.



  O livro é narrado na terceira pessoa, mas o autor tem uma escrita tão magnífica que ele consegue misturar a terceira e primeira pessoa, dando uma visão mais ampla dos sentimentos nos seus personagens e o autor trata sobre esse assunto com uma naturalidade sem igual, sem medir suas palavras ou tentar esconder alguma coisa.

   DarkSide está de parabéns, pois fez uma edição linda e perfeita, o rosto da boneca rasgada transcreve a crua face de Rhoda. Menina Má prova que o terror não é feito de banhos de sangue, mostrando que mesmo cinquenta anos depois de ter sido escrito irá te angustiar, envolver, sufocar e fazer com que sinta frio na espinha.


   Menina má é uma leitura viciante, não dá para imaginar como uma criança consegue ser tão fria! O final é impactante, mas eu já esperava algo familiar, mas foi chocante do mesmo jeito.


→Segue abaixo as redes sociais da editora:



→ Instagram: https://www.instagram.com/darksidebooks/




2 comentários:

  1. Olá!
    Tenho uma curiosidade extrema de ler esse livro, embora não curta tanto o gênero mas desde que soube da história, me interessei!
    Adorei sua resenha!

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii, esse livro é ótimo tenho certeza que se você ler, você vai gostar.
    Obrigada pelo o carinho.
    Beijos :*

    ResponderExcluir