30/06/2018

Resenha: Não Nascemos Prontos!

Livro: Não Nascemos Prontos!
Escritor: Mario Sergio Cortella
Páginas: 134
Editora: Vozes
    Sinopse: "O desafio humano é resistir à sedução do repouso, pois nascemos para caminhar e nunca para nos satisfazer com as coisas como estão. A insatisfação é um elemento indispensável para quem, mais do que repetir, deseja criar, inovar, refazer, modificar, aperfeiçoar. Assumir esse compromisso é aceitar o desafio de construir uma existência menos confortável, porém ilimitada e infinitamente mais significante."

  Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje vou apresentar a vocês o livro “Não Nascemos Prontos!” do escritor Mario Sergio Cortella, que contem 134 páginas e foi lançado pela nossa parceira a Editora Vozes.

  O livro “não nascemos prontos” de Mário Sérgio Cortella conduz o leitor a inúmeras reflexões do cotidiano. Essas reflexões nos levam a pensar o porquê das coisas, das pessoas, dos costumes, do senso-comum da sociedade.

  No primeiro capítulo vimos a preocupação que o autor tem em demonstrar a rejeição ao comodismo, onde ele diz que não devemos nunca nos satisfazer das coisas, que devemos sempre querer mais, buscar mais, aprender mais, exigir mais, insistir e esforça-se mais.

  No capítulo está faltando espanto, o mentor critica a banalização consumista, a escravidão tecnológica e a falta de espanto das pessoas com os objetos tecnológicos. Contudo, sem o uso da tecnologia, é quase impossível gerir uma empresa, pois o mesmo tornou-se indispensável para a aceleração do trabalho, nas informações recebidas e no feedback dado ao mercado.

  Entretanto, o mesmo diz que não devemos abandonar a tecnologia e sim, não perdermos a capacidade de ficar espantado.

  No capítulo cuidado com a tacocracia, Mário Sérgio menciona a velocidade como tudo acontece, como a pressa é constante na vida das pessoas, como o dizer “não temos tempo” está sempre presente. Ele diz, que nem o relógio olhamos mais para saber que horas são, mas, isso sim, para verificar “quanto falta” (página 20). Na administração o tempo é essencial, é a máquina dos negócios! Isso quer dizer que não podemos perder tempo, “matar o tempo”, é preciso ser amigo dele, andar e lidar com o mesmo.

  Tempo é dinheiro? Claro que sim. Se não o fosse, não existiria as Bolsas de Valores, onde o mercado vive em grandes oscilações, que é necessário estar no ritmo da economia, o preço de ações e/ou títulos das nove da manhã não é o mesmo dos da dez; e assim sucessivamente. Pois o que está em alta agora nesse exato momento, daqui a dez minutos talvez não esteja mais.

   No capítulo o naufrágio de muitos internautas o escritor faz alusão que não se deve confundir informação com conhecimento. Pois transformar informação em conhecimento, exige critérios de escolha e seleção. O mesmo ocorre em uma empresa, o gestor tem que diferenciar o dispensável do indispensável, a internet tem que ser a mediadora das negociações com clientes, fornecedores, bancos e etc. A mesma tem ser segura e deve servir como conectora dos funcionários para melhorar o ambiente corporativo.
  Não Nascemos Prontos! trás crônicas que nos ajudam a refletir sobre nossa vida e nos ajuda a manter o foco a todo instante, para que não percamos o brio e a dignidade em nossa contínua e ininterrupta busca por nós mesmos.

  Definitivamente a grande mensagem deixada aqui por Cortella é para com o risco de algo que paira constante em nossa vida: a monotonia. Um estado que nos condiciona a mesmice, a ausência de variação... É sacolejo na alma, para que continuemos buscando exatamente aquilo que o título propõe. Porque precisamente como o autor narra: objetos como sapatos ou geladeiras são coisas que nascem prontas e vão se desfazendo. Enquanto os homens são seres que nascem não pronto e vão se fazendo.

  Gostaria de agradecer a editora Vozes por enviar essa obra maravilhosa e por me proporcionar mais uma leitura tão agradável na minha saga literária.  

  Espero principalmente que vocês tenham gostado da Resenha e que lhe tenham interessado á ler um dia livro “Não Nascemos Prontos!”.



→Segue abaixo a rede social da Editora Vozes:

→ Instagram: https://www.instagram.com/editoravozes/
→ Site: http://www.universovozes.com.br/2013

    Espero que tenham gostado da novidade aqui no blog! Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante pra nós! Beijos 

3 comentários:

  1. Esse autor é maravilhoso, ainda não li nada dele mas tenho vontade, sempre vejo as entrevistas e fico fascinada. Amei sua resenha, seu blog é lindo e já estou seguindo :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha...do autor maravilhoso...vou comprar e indicar.

    ResponderExcluir